13/12/2011

ABRAÇO

Ontem fui dormir com um sabor amargo e salgado na boca.
Amargo de recordações que foram doces, e salgado pelas lágrimas que não me impedi de chorar.
Comecei a ler "Abraço", do queridíssimo José Luís Peixoto e, à página 29, estou já envolvida na sua música.
Recordo-me da minha infância; de como, sendo eu , era tão diferente do que sou hoje e de como o mundo mudou diante dos meus olhos.

Lembro-me também eu, José Luís, da minha escola primária. Como tu recordas a mala amarela, eu recordo a bolsinha de pano bordado onde todos os dias a minha mãe me punha o pão para eu comer no recreio. Toneladas de amor iam contidas naquele rectangulozinho gasto e humilde.
Como no final de um dia de trabalho nos metemos no carro e, sem pensar sequer no percurso, viramos nos cruzamentos certos e chegamos a casa, porque é a nossa CASA e buscamo-la e dirigimo-nos para lá, irresistivelmente, levaste-me hoje a memórias muito ternas.

9 comentários:

  1. nao digas mais nada!!!!
    eu estou a ler o mesmíssimo livro que tu neste momento!!! ahahahahah isto é genial!!!!!!!
    o ilidio pensa ser filho do pedreiro mas é filho do padre, enfim, e histórias de refogados na palha xD esquece..
    mas adorei saber que andas a ler o mesmo
    livro... gostava de ter uma opinião tua ó leoa!!
    argh! andas tão reflexiva...
    é bom ter estes momentos de lembrança, mas dói um bocadinho na alma não dói? :/

    ResponderEliminar
  2. Matador adorado,se lesses, esse teu coraçãozinho negro iria virar manteiga e, aí, toda a fascinação que tenho por ti desaparecia...lol

    Otário da minha vida, que bela coincidência! Embora não tenha ainda visto por lá nenhum Ilídio... =) Neste "Abraço" ainda vou muito no início, mas há uns meses li o "Livro", na altura até comentaste o post que fiz sobre ele em http://domeupedestal.blogspot.com/2011/05/livro-de-jose-luis-peixoto.html
    Os tais momentinhos de lembrança doem horrores... por isso é que, como já é meu hábito, lá me pus a choramingar... =) Beijinho e boa leitura!

    ResponderEliminar
  3. nao viste porque não é o 'abraço que estou
    a ler, mas sim o 'livro'. que confusão xD
    muito bem, não me recordava dessa tua publicação do 'livro', revi novamente e gostei (:
    ando fascinado pelo peixoto, já vou no 2º livro em menos de um mês!
    parece que temos esse amor nós os dois ehehe,
    de facto o peixoto é extraordinário..

    ResponderEliminar
  4. Hum... bem me pareceu que havia aí algo que não estava a bater muito bem... não é à toa que assinas Otário.lool
    O Peixoto é, realmente, qualquer coisa... Espero que, no final, gostes tanto do Livro como eu gostei. Ou ao menos metade...o que já é muuuuuito! =) a seu tempo virei também escrever a apreciação final do Abraço. Este post foi só um teaser, para aguçar o apetite... =) beijinho

    ResponderEliminar
  5. Também gosto muito do JLPeixoto. E o "Abraço" já está à minha cabeceira...primeiro da fila para quando acabar a atual leitura. :)

    ResponderEliminar
  6. Luísa, vale bem a pena pô-lo em primeiro lugar na fila de leituras futuras, porque é adorável e envolvente... Como um Abraço. =)

    ResponderEliminar
  7. Ainda não li, mas já aguarda na estante o momento em que se seguirá... :)

    ResponderEliminar
  8. Teté, apressa-te, vale tanto a pena!!

    ResponderEliminar