06/10/2012

Apetecia-me mesmo.... #12


...que chovesse desalmadamente.
Uma chuva torrencial, constante, daquela que torna baças as luzes, que faz parar os carros e deixa as ruas desertas. Daquela que faz do alcatrão uma superfície negra com reflexos de espelhos.
Que caísse primeiro num sussurro e que fosse crescendo, crescendo, até se transformar num rugido. E que a terra, aliviada da seca, soltasse um longo ahhhhhhhhh..., audível só àqueles que, como eu, soubessem apreciar a chuva.
E que houvesse relâmpagos luminosos e, 4 segundos depois, a trovoada... uma trovoada que fizesse vibrar paredes e calasse o chinfrim dos pássaros que gritam lá fora, nas árvores. Uma trovoada daquela que faz toda a gente encolher-se e que me leva, a mim, para a janela...
Trovoada daquela que faz a minha avó dizer:

Santa Bárbara se levantou,
Seus sapatinhos calçou,
Ao caminho se botou
E encontrou um menino que lhe perguntou:
Onde vais, Bárbara?
"Vou espalhar a trovoada,
Lá para a Serra do Marão,
Que não dá palha nem grão,
E onde não há meninos a chorar,
Nem viúvas a rezar..."

Não me lembro do fim... nem sequer sei se as palavras são mesmo estas... Tenho que pedir à minha avó que mas dite...

8 comentários:

  1. Chuva! Gosto dela quando estou em casa.
    Aqui também já fazia falta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos fazer uns rituais a pedir a chuva... Eu faço os sagrados, tu os profanos... =)

      Eliminar
  2. Ui ui hoje e amanha é proibido chover :) e trovoada dessa só no dia de Sta. bárbara :)

    ResponderEliminar
  3. Pede e publica porque eu já ouvi uma prece a Santa Barbara mas não era assim.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há várias versões, eu sei... mas fica prometido que vou pôr aqui a da minha avó!

      Eliminar
  4. Sim!! Também gostava de saber essa prece :) acho tão fofas essas coisas *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, ela já não se lembra bem... Perguntei-lhe e ela gaguejou imenso e confundiu-se toda... =( mas vou esperar por uma trovoada, a ver se, no calor do momento, a coisa corre melhor... =)

      Eliminar