09/11/2012

Inimigos, são como flores

...cultivam-se. Com carinho e dedicação...
Ai, ter inimigos! Dá mais trabalho do que manter os amigos. Os amigos são gente boa, gente que está lá, apesar da distância ou do desinteresse. A amizade subsiste, durante anos, toda uma vida. E vive sempre que um dos amigos se lembra de uma história ou faz um telefonema só para perguntar "como vão as coisas" e "o que contas"... A inimizade é mais frágil. Ela tem que ser acalentada regularmente, caso contrário, murcha e morre. É logo substituída pelo ligeiro desdém ou a simples indiferença... Não. A inimizade precisa de cuidados constantes para não se desvirtuar nem esquecer motivos, injúrias, insultos despropositados, faltas de consideração ou mesquinhices obtusas. É uma troca constante, incessante e persistente de farpas, estocadas e coices. Silenciosa (entre sujeitos discretos e polidos) ou ruidosa (quando entre pessoas de temperamento mais aceso), a inimizade é, apesar de não parecer, uma relação frágil.
Ter inimigos é uma questão de higiene pessoal, li eu não sei onde... Nunca ouviremos verdades tão sinceras como da boca de um inimigo. Nem nunca nos sentiremos tão livres como quando estamos na sua presença. 
 
Atenção... Desengane-se quem já pensa por esta hora que andei a cultivar inimigos nos últimos dias. Nada disso, nada disso! Não tenho perfil, estofo ou vontade para isso... Mas há aquelas pequenices tão ridículas que nem merecem ser mencionadas que me fazem pensar, às vezes: "se algum dia a Anarquia tomar conta dos nossos destinos ou a Lei Marcial reinar sobre a Terra, tu, malando/a, és bem capaz de me vir infernizar... e, se não vieres, eu própria me encarregarei de te perseguir e aniquilar."

13 comentários:

  1. Não entendi muito bem, mas estou certa que não tenho inimigos. Muito menos os pretendo cultivar. Tomara o tempo dar para manter as amizades, as inimizades (e essas, sim, existem!) que se lixem! :)

    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teté... este post não é para levar muito a sério... É só um desabafo inofensivo... Porque, às vezes, as pessoas levam-nos a extremos desvairados... =)

      Eliminar
  2. "Ter inimigos é uma questão de higiene pessoal"
    Amei!
    Concordo com o teor do post, bem esgalhado.
    Bom fds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos... a frase não é minha. Quer dizer, a frase é, a ideia é que não. Mas já não sei onde a vi. =) Gosto que tenha gostado do meu "esgalhar" =D obrigada! Bom fim-de-semana!

      Eliminar
  3. Só não tem inimigos quem não tem personalidade, quem anda para agradar a gregos e troianos. Eu ando para me agradar a mim e por isso mantenho sempre as minhas ideias, doa a quem doer e claro tenho inimigos que não cultivo, ignoro. No trabalho surgem muitos inimigos, principalmente todos aqueles que não tiverem auto-estima acabam teus inimigos se descobrem que tu és superior a eles. Trabalho 7 horas com uma, lado a lado e acredita que consigo estar esse tempo todo sem que isso perturbe a minha paz interior. É óptimo quando conseguimos estar sós entre a multidão ou entre inimigos e eu consigo. Vivo tão bem dentro do meu pensamento que esqueço até onde estou e com quem estou. Os inimigos tornam-se invisíveis para mim. As flores fazem parte da natureza, da beleza e os inimigos nunca terão beleza. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Este post também já tinha comentado. Não me digas que ontem os meus comentários voaram? Inimigos para mim não são flores, são ratos que espero que alguém mate, sim porque eu nem os ratos, que me metem nojo consigo matar.;) Resumindo gosto deles bem longe mas se estiverem perto, eu continuo como se não existissem. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Beeemmm... começo a desconfiar que há algo de errado com o meu perfil, que está a provocar problemas a quem quer deixar comentários... está a acontecer muitas vezes... Enfim...
      Este post não é para se levar muito à letra. Eu não consigo viver assim... a maior parte dos dias! Há outros em que me sinto mais ousada e desafio quem me está atravessado... Mas isto é uma reflexão, uma fantasia, um desabafo... Percebo o que dizes acerca de ignorar os teus inimigos. Essa também costuma ser a minha atitude. Tanto que, por os ignorar, nem serve bem a palavra "inimigos" para os classificar...

      Eliminar
  5. Ainda bem que é mais difícil manter as inimizades...talvez isso signifique que afinal, há mais de bom do que mau nas pessoas!...

    ResponderEliminar
  6. Por vezes basta ter opinião própria para criar inimigos, e eu que o diga que não sou nada dada ao policamente correcto :) E depois há quem não goste de nós só porque sim, olha esses é que são fixes, não dão trabalho nenhum, basta limitares-te a existir...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (isto dito com uma ar muito escandalizado) Poppy?? Tu, inimigos? nunca pensei que alguém que escreve coisas tão fofinhas pudesse ter inimigos... ainda por cima daqueles que "porque sim"... =)

      Eliminar
    2. Ohhh Briseis antes de vir para a blogosfera tecer apontamentos bordados de luz (logo eu que nem tenho jeitinho nenhum para bordar) já escrevia com outro sabor mais ácido e doce... Ia jurar que já tinhas percebido isso :p

      Eliminar
    3. Não é muito evidente, por acaso... tenho que estar mais atenta aos teus escritos... =)

      Eliminar