22/11/2012

O quadro de cortiça

Tenho-o há anos... uma daquelas reivindicações inofensivas da adolescência. Para pôr fotos minhas... muitas... e algumas com amigos...
Há anos que está ali, na parede aos pés da cama. Já perdi a conta às vezes que lhe limpei o pó... Já lhe alterei a disposição tantas vezes que, em alguns sítios, os pioneses já ficam soltos.
Hoje, enquanto me calçava, os meus olhos foram lá parar e, pela primeira vez reparei que a maior parte das fotos está parcialmente coberta por... coisas. Bilhetes de cinema, de entrada em Museus, em Teatros, da Queima, escritos por amigos, duas folhas secas de plátano de dois Invernos diferentes, o enfeite que vinha na taça de gelado gigante que comi na Suíça...
Papeladas, velharias que, à medida que chegam a casa são ali postas, sem outro citério que não seja terem um espaço adequado à sua dimensão e um pionés de uma cor que combine bem.
Tralhas, a taparem fotos... Surpreendentemente, não me escandalizei.
Retratos imaculados onde sou só eu seriam uma visão bonita, digna de catálogo de casas modelo. Mas, na vida, o que preenche são as coisas que vimos, que tocámos e saboreámos. Essas coisas são o que somos.
 
 

12 comentários:

  1. ... simples e verdadeiro ...
    Que bela moldura de vida, ... ainda com alguns espaços, aqui e ali, mas espero que sejam preenchidos.

    Um abraço do Canto de Cá ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou preenchê-los... as poucos... =) abraço, Ditonysius! Obrigada pela visita!

      Eliminar
  2. Recordações de momentos bons que acabam por te tocar mais que as fotos. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Lindo e bem usado quadro.De tudo um pouco!! Os meus são assim também e falta espaço,rs beijos,chi9ca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem me parecia, Chica, que eras do tipo de quem tem um ou vários quadros de cortiça... =)

      Eliminar
  4. além de que somos os maiores produtores de cortiça do mundo,já lá dizia num daqueles vídeos embaraçantes que mandámos para o estrangeiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...esqueci-me dessa... Sempre atento! só por causa disso, vou já comprar outro... =)

      Eliminar
  5. Todos temos em casa destes quadros que diariamente se alteram com outras coisas, mas a vida é assim. Hoje prefiro a secretária do computador e um agenda onde diariamente volto a folha para recordar e outras para me alertarem dos acontecimentos do dia, as datas que me vão esquecendo....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luís, a agenda é mais prática... mas menos poética. =) obrigada pela visita!

      Eliminar
  6. Esses quadros de cortiça são mágicos, pedaços de vida, adquirem-se sob o pretexto de serem para colocar fotos mas depois o que fica... é mais do que isso!

    Também guardo coisas incríveis que a minha ma~e muitas vezes chamou de lixo mas que são retalhos de emoções de sentimentos... Um sem fim de coisas maiores do que os pedaços de papel que lhes servem de suporte :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poppy, é isso mesmo... para quem olha desinteressadamente, não é mais do que lixo. Só nós é que sabemos a "chave" para o que lá está... =)

      Eliminar