09/12/2012

Não é para perceber

Conhecem a história do cão?
O cão esfaimado fechado numa jaula e a quem colocam, do lado de fora, claro, um bifinho suculento... O cão desunha-se a tentar alcançá-lo, em vão. Está tão vidrado, tão obcecado com o bife quenem repara que alguém abriu a porta da jaula atrás dele e que, para alcançar o seu objectivo, só precisa de se distanciar, de olhar em volta, de perder a obcessão. Quando fizer isso, facilmente verá o caminho que o leva ao seu objectivo.
Eu tenho sido esse cão.
Desequilíbrio insano. E depois preparo-me para sair, como se para uma batalha ou um teste... e noto, surpreendida, que cada peça de roupa cuidada que coloco, me sinto mais "apta" e "aceitável". A cada camada de sombra que espalho nas pálpebras e cada linha firme traçada com o lápis sobre a linha das pestanas a minha máscara protectora ganha consistência.
Pareço-me com os outros, sou igual a eles e é assim, camuflada de acordo com o ambiente circundante que me apresento, mais vacilante do que aparento.
Fumar um cigarro no escuro faz-me mais arrojada do que nunca e bastou um baralho de cartas para me esquecer de mim.
Passei uma noite fora daquilo que sou. Como a Cinderela. Quando regressei a casa voltei a ser Gata Borralheira, mas tive sonhos bonitos.
De manhã, fui à missa sozinha. Uma velha amiga da minha mãe chamou-me para o lugar vago a seu lado e, vindo do nada (que teima tenho eu em buscar motivos para as coisas??) segurou a minha mão, sob pretexto de a aquecer, durante toda a homilia.
Isto são "coisas", para mim. Coisas fora do que eu sou. Às quais às vezes pareço ter alergia, outras vezes, terror... Outras vezes, sabem-me bem...

8 comentários:

  1. Nem sempre vemos o caminho à nossa frente mas quando o descobrimos, nem que seja por acaso, podemos então percorrer a vida em paz :)

    ResponderEliminar
  2. E que coisa pode saber melhor do que certos gestos que valem mais do que mil palavras?
    Uma boa semana

    ResponderEliminar
  3. Voltamos sempre ao mesmo nesta roda... Foge-se não sabe bem porquê dos outros mas depois sabe bem mas volta-se de novo ao lugar de partida. Chego a achar-me irracional por vezes por ser assim.

    E que bem que sabem esses gestos, nesse ponto compreendo-te muito bem!

    ResponderEliminar
  4. Mulher acalma-te porque tudo isso são coisas normais mas adoro a maneira como as descreves. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que são normais... mas isso não as torna mais fáceis para a minha estranheza suportar... obrigada por ainda gostares de mim! =) beijinhos

      Eliminar