13/02/2013

"A Insustentável Leveza do Ser", de Milan Kundera

 
Há anos que tenho intenção de ler este livro... Anos. Calhou desta vez, na biblioteca, os meus olhos pousarem nele... e acho que foi o momento certo...
Antes de mais, fiquei absolutamente fã da escrita de Milan Kundera. Se eu pudesse aspirar a um dia escrever como alguém, atrevo-me a dizer que seria como ele. O meu Eça que me perdoe...
É uma musicalidade belíssima de pôr tudo, objectos concretos e sentimentos indizíveis, numa frase simples e inspiradora.
Tomas, Tereza, Sabina e Franz serão das personagen mais ricas que já conheci, com as suas singularidades, que residem em coisas tão simples e tão infinitas como um chapéu de coco, um cão chamado Karenine ou uma sinfonia de Beethoven chamada "Es muss sein".
Por fim, além de toda a beleza literária, o livro dá a conhecer de uma forma comovente, vista a partir "de dentro", a história da ocupação Russa na Checoslováquia, em 1968. E levanta muito de fininho a questão perturbante acerca da massificação das mentalidades e identidades e a repetição exaustiva da História em todos os seus erros e atrocidades.
Tenho que o comprar... =)

12 comentários:

  1. Li esse livro há muitos anos e adorei. Foi o primeiro que li do Kundera, mas depois li vários outros.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...sou capaz também de ler mais qualquer coisa dele... Merece! =)

      Eliminar
  2. Li há muitos anos e reli recentemente. Curioso é que da primeira vez que o li também fiquei encantada. Da segunda, não tanto... Talvez por hoje em dia conhecer muitos mais autores, igualmente bons. Não foi o livro que mudou, mas os olhos que o leram e releram duas décadas depois... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida que os livros têm um momento para ser lidos, e se o momento não for o certo, não nos vão agradar tanto. Eu li este no momento certo!

      Eliminar
  3. Por acaso ando com vontade de ler este livro há muito tempo. Convenceste-me =)

    ResponderEliminar
  4. Briseis tu adoras ler, nota-se de longe e lembras-me a Brown adolescente. Não conseguia dormir enquanto não acabasse o livro que estava a ler e acontecia várias vezes eu começara a dormir quando a minha vizinha se estava a levantar, nomeadamente nas férias. Que Saudades Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca aconteceu ficar a ler até à hora de o vizinho se levantar... mas havia de ser giro... =)

      Eliminar
  5. A minha edição de bolso da Dom Quixote é de 1986 e lembro-me de, nessa época, ter adorado esta leitura. O facto é que a minha memória de leituras é fraca e precisaria de voltar a lê-lo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 86!!! o ano em que nasci!! =) seria giro releres o livro todo este tempo depois... De certeza que teria um sabor diferente!

      Eliminar
  6. Acho o titulo desse livro lindo... O livro talvez leia um dia destes, quem sabe :)

    Boas leituras*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O título é lindo e é muito bem explicado e desmontado e problematizado no livro... =)

      Eliminar